Coloque seu email:

Delivered by FeedBurner

Widget by Horta_web

sábado, 21 de agosto de 2010

Runas e seus Oráculos





A sabedoria das runas foi deixada aos Vikings pelo deus nórdico Odin, para que os homens a ela recorressem, para se divinizar e para obter um sábio aconselhamento quando necessário.




Odin se submeteu a um supremo ato de auto sacrifício para obter o conhecimento secreto das runas. Permaneceu suspenso, por nove dias e nove noites, pendurado pela lança, de cabeça para baixo no Yggdrasil, a "árvore do mundo", até se dar conta das pedras rúnicas no chão.

Esticando-se com dificuldade conseguiu apanhá-las, sendo então libertado pela magia destas pedras e, por iluminação, aprendeu os conhecimentos e poderes mágicos das runas.

Odin transmitiu à humanidade esse conhecimento obtido sobre as palavras mágicas e também de como registrar essas palavras através do alfabeto rúnico.

Odin distribuiu as vinte e quatro runas entre três deuses: Hagal, Freya e Tyr.

Estes três deuses deram às runas suas energias. Freya, a energia de mãe, de esposa, de amante, e de irmã; Hagal, o conselheiro sábio, correto e energético; Tyr, o jovem guerreiro, corajoso e lutador.

A vigésima quinta runa, que é branca, representa Odin.

A escrita rúnica é uma das mais antigas conhecidas; tem mais de doze mil anos.

A raiz composta RU é de origem indo-européia e significa mistério ou segredo. Os antigos povos usavam acreditavam que as runas possuíam poderes mágicos que poderiam defendê-los de diversos males e os xamãs antigos entalhavam as runas nas embarcações, nas casas, colocavam runas nos leitos dos enfermos, invocando sua proteção, cura, ajuda, etc.

Durante muitos séculos, os Xamãs passavam aos seus iniciados o conhecimento das runas, preparando-os para que pudessem usar corretamente esta energia. Segundo os ensinamentos, cada runa está ligada à uma força determinada, havendo um poder específico em cada uma delas, por isso, devem ser usadas de forma correta para que os resultados sejam positivos e satisfatórios.

As runas são uma linguagem de magia que levam o ser à evolução interior, para o encontro de um bem maior e jamais poderão ser usadas como meio de comercialização ou charlatanismo porque sua linguagem traduz mensagens de divinação e não adivinhação.

As Runas, ou Futhark (nome das primeiras runas) é, na verdade, um alfabeto mágico, utilizado pela Religião Nórdica em seus sagrados assuntos e nomes. Elas não foram criadas como oráculos, ou seja, para prever o futuro. Segundo a cultura nórdica, o destino de uma pessoa é delineado pelo Wyrd, a corrente natural do passado-presente-futuro, e o Orlog, as conseqüências dos atos passados e presentes da pessoa. Assim a leitura das Runas seria feita para determinar estes dois fatores, de forma a proporcionar ao consulente a visão dos deuses a respeito das escolhas feitas pela própria pessoa.

A consulta às Runas, ou Rumenal, tem como intenção, portanto, ser um guia de vida, e não um oráculo da sorte. Por sinal, está é minha visão particular sobre qualquer tipo de oráculo.

Entretanto assim como a goetia, a magia runica pode, mais do que qualquer outro processo mágico, ser utilizadas para a destruião. Não vou entra em discuções intermináveis sobre bem e mal, pois isso é muito relativo.

O F U T H A R K , composto de 24 símbolos, agrupados em 3 "aetts", ou seja, conjuntos de 8 letras cada, lidas da direita para a esquerda.


O primeiro "aett" corresponde às Runas Fehu, Uruz, Thurisaz, Ansuz, Raido, Kano, Gebo e Wunjo e a sua regência é de Freyr e Freyja, divindades da fertilidade e da criatividade.


O 2º grupo de "aetts" é composto de Hagalaz, Nauthiz, Isa, Jera, Eihwaz, Perth, Algiz e Sowelu. regidas por Hemdal e Mordgud , respectivamente o Deus da proteção pessoal e a Deusa, guardiã das entradas para os mundos subterrâneos.


O 3º "aett", tem a proteção do Deus Tyr e de sua companheira Zisa. São entidades guerreiras que em especial, resguardam a autodefesa do individuo. As Runas são: Teiwaz, Berkana, Ehwaz, Mannaz, Laguz, Inguz, Othila e Dagaz.



Fontes: 

Um comentário:

  1. como você sabe dessas coisas? Foi em algum livro? Estou procurando informações sobre essas coisas e estou tendo um pouco de dificuldade... não conheço ninguém para me guiar. Você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.