Coloque seu email:

Delivered by FeedBurner

Widget by Horta_web

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Fenrir - o primogenito de Loki

Fenrir é filho de Loki com a giganta Angrboda, é o mais velho entre as três monstruosidades.Fenrir tem dois filhos Hati e Skoll, eram eternos perseguidores que corriam atrás da lua e da sol, Skoll perseguia a deusa Sigel deusa do sol e Hati perseguia Mani deus da lua.

Hel ficou presa no interior de Niflheim,Jormungard nas profundezas do oceano, mas Fenrir foi o mais díficil de prender dentre seus irmãos, afinal Odin foi quem prendeu Hel e Jormungard, mas para prender Fenrir, Odin necessitou da ajuda de todos os Aesir, primeiro o prenderam numa corrente de ferro que foi chamada de Loedingr, mas ele a arrebentou com muita facilidade, depois o prenderam novamente numa corrente de ferro só que essa era duas vezes mais forte chamada de Drómi, mas Fenrir a arrebentou com a mesma facilidade, sendo assim Odin pediu ajuda ao anões, os anões fizeram um grilhão com ingredientes mágicos eles chamaram de Gleipnir, mas agora eles tinham que conseguir amarrar o lobo, que já havia caído em duas das armadilhas, sendo assim Odin levou Fenrir e os outros deuses para uma ilha deserta duvidando que Fenrir quebrasse Gleipnir, o lobo suspeitando pediu para que um deus botasse sua mão na boca deFenrir como confiança o corajoso Tyr fez isso, Fenrir começou a puxar Gleipnir, mas quanto mais ele puxava mais Gleipnir apertava seu pescoço, irritado Fenrir decepou a mão de Tyr.

De acordo com a profecia Fenrir se soltará e matará Odin durante o Ragnarok e será morto por Vidar filho de Odin.

Skadi - deusa das monstanhas

Skadi é uma giganta do gelo filha do giganteTiazi, é mãe de Freyre Freya.

Quando seu pai Tiazifoi morto por uma das brincadeiras de Loki,Skadi ficou tão irritada que foi reclamar com os Aesir que eram incapazes de bater numa mulher, masSkadi não sabia que seu pai havia sido morto por Loki ao seqüestrá-lo e falar que só iria liberta-lo em troca da mão da deusaIdun em casamento, mas Loki se soltou e o matou numa brincadeira.

Voltando ao assunto dos Aesir, Skadi foi reclamar com os Aesir pelo assassinato de seu pai, os Aesir tentaram recompesa-la lhe oferecendo um deus para ela se casar, quando ia escolher ela olhou somente pelos pés, pois o resto estava tapado, ela escolheu o que havia os pés mais bontios pensando ser Balder, mas ao olhar era Njord, os dois se casaram e desse casamento tiveram dois filhos: Freyr e Freya.

O casamento de Skadi não deu muito certo, por isso se divorciou e mais tarde se casou com o deus Uller filho de Sif com Thor.

Freyr - rei dos Ljósálfar

Freyr é filho de Njordcom a giganta Skadi, irmão de Freya e marido da gigantaGerda, ele é deus de várias coisas, é deus da fertilidade, da prosperidade, da agricultura, da alegria, do tempo da paz e etc; mas ele é mais conhecido por ser senhor de todo reino de Alfheim (reino dos Ljósálfar), assim se tornando e rei e deus dos Ljósálfar (elfoz da luz).

Freyr tem um cavalo mágico que é capaz de saltar sobre qualquer tipo de obstáculo, masFreyr também tem um javali mágico feito de ouro, criado pelos anõesBrokk e Sindri, deu o nome de Gulinbursti esse javali carrega uma carruagem como cavalo e sua pele de ouro reluz a noite, também tem uma espada mágica que se movimenta e ataca sozinha no ar mesmo se for perdida e um navio gigantesco que é capaz de transpotar todos os deuses, mas pode ser dobrado até ficar do tamanho suficiente para botar no bolso, Freyr deu nome de Skidbladnir para seu navio. Freyr é um deus muito calmo e tranqüilo e odeia guerrear.

De acordo com a profecia durante o Ragnarok Freyr dá sua espada mágica para seu servo Skirnir, e sem a espada Freyr é atacado pelo gigante Beli, Freyr o mata com um chifre de alce, mas depois é morto pelo gigante de fogo e senhor do Ragnarok Surt.

Freya - deusa da sensualidade

Freya é a deusa da sensualidade, da luxúria, do sexo, do amor, da magia e da adivinhação.

Ela teve diversos amantes, mas o principal deles foi Odur seu marido que quase nunca fica em Asgard fazendo com que Freya fique chorando lagrimas de ouro enquanto ele não vem, por isso Freya também é considerada deusa da riqueza.

Freya é filha do deus vanir Njord com a giganta Skadi, apesar de Freyaser uma deusa vanir ela mora em Asgard, pois ela e mais dois deuses vanir se mudaram para Asgard como símbolo de amizade. Freya é a lider das valquirias e tem um salão só dela em Asgard se chama Sessrumnir onde Freya ficara com alguns dos guerreiros mortos de Odin (Einherjar).

Existe uma história que a deusa Freya usa um colar que todos que o já viram o acharam o artefato mais belo de toda sua vida, para conseguir isso Freya teve que dormir com 4 anões cada um em um dia para que eles fizessem para ela, o colar era chamado de Brisingamen.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sleipnir - a montaria sagrada de Odin


Sleipnir é um cavalo mágico de oito patas capaz de voar, de ir ao mundo dos mortos e também é o cavalo mais rápido entre os reinos, ele é filho do deus Loki com o cavalo cinza Svadilfari, não era um égua era um cavalo mesmo, eu explico é que quando Thor o matador de gigantes estava fora de Asgard matando gigantes, um Hrimthurs (gigantes de gelo) apareceu em Asgard e se ofereceu a reconstruir a muralha que estava caindo em troca do sol, da lua e da deusa Freya, os deus aceitaram, mas deram a ele seis meses, pois senão Thor voltaria e o mataria, o gigante aceitou a condição e aproveitou para perguntar se poderia utilizar seu cavalo cinza Svadilfari, antes que os deuses pudessem responder Loki permitiu, os deuses ficaram meio irritados com Loki, e disseram que se eles perdessem a muralha iam torturar eternamente Loki.

Loki idiota como é atraiu o garanhão Svadilfari se transformando numa belissima égua branca, o gigante ao ver que havia sumido seu cavalo irritado começou a distruir a muralha, mas chegou Thor o esmagou com seu martelo (Mjolnir), Loki engravidou do cavalo e teve Sleipnir, os deuses resolveram não torturá-lo, pois acharam que a gravidez já havia sido o bastante.

Sleipnir havia runas (alfabeto antigo) esculpido em seus dentes.

Surt - senhor dos gigantes do fogo

Surt é o senhor dos gigantes do fogo, ele governa Muspelheim o reino do fogo, ele não tem nenhuma importância significativa na mitologia nórdica, apenas no fim dos tempos (Ragnarok), sua única importância é de ser o guardião de Muspelheim, ele fica na entrada do reino e não permiti ninguém entrar.

Surt tem uma terrível espada de cor vermelha sangue que é capaz de queimar qualquer coisa que toque.

De acordo com a profecia Surt durante o ragnarok queimará todos os mundos com sua espada, apenas a floresta de Hodmimir não será queimada, pois é o único lugar que sua espada é incapaz de queimar ou destruir, de lá sobreviveram vários humanos durante o Ragnarok.

Durante o Ragnarok Surt matará o deus Freyr que estará desarmado, enquanto sua tropa de gigantes de fogo marcham para o norte, para aniquilar os deuses. 

Hugin & Munin - os corvos de Odin

Hugin e Munin são os corvos de Odin, eles se sentam toda a noite ao lado de trono de Odin para lhe contar o que viram, pois são mensageiros pessoais de Odin.

Hugin é o pensamento, enquanto Munin é a memória, eles simbolizam as capacidades ilimitadas do homem, todas vez que morriam a maioria das vezes por culpa de Loki, eles eram revividos por magia e reapareciam no pálacio de Odin.

Hugin e Munin viajam todo dia ao redor do mundo e vêem tudo, observando os mínimos detalhes e a noite contam a Odin, pois ele era cego de um olho e não podia cuidar de Midgard e de Asgard ao mesmo tempo.

Tyr - deus da guerra e da batalha

Tyr é deus da guerra também dito como deus da coragem, é filho do gigante Hymir(atenção não confundir comYmir), mas passou a ser considerado filho de Odindevido a sua íncrivel coragem e sua íncrivel sede por batalhas.

Tyr é um guerreiro muito corajoso, é considerado guardião da justiça, ele só tem uma mão, pois uma delas foi arrancada por Fenrir filho deLoki ao tentar acorrentar o animal.

Tyr se tornou um símbolo muito grande de coragem, tanto que se criaram vários derivados do nome Tyr, para os homens, por exemplo : Agantyr, Bryntyr, Hjalmityr, Sigtyr, Valtyr e vários outros.

Alguns rituais eram feitos em homenagem a Tyr, mas diferente de alguns outros os seus rituais envolviam sacrifícios humanos, aqueles que perdiam a guerra eram presos em árvores, pelos braços, as vitimas ficavam presas até a morte, os germânicos acreditavam estar sendo corajosos que nem Tyr ao fazer uma ato desses, mas não se passava de uma covardia e chacina.

Nótt - deusa da noite



Nótt é filha do giganteNarvi, junto comNaglfari foi mãe deAudr, mas ela se separou e se casou com Annar com quem teve sua filha Jord, se separou novamente e se casou com Delling que era um deus como ela, diferente de seus outros maridos, junto comDelling ela teve seu filho Dagr, ela e Dellingficaram juntos para sempre.

Nótt é a deusa da noite tem um cavalo chamado Hrimfaxi que acende as luzes da noite, Nóttatravessa o mundo junto com seu cavalo negro para espalhar a noite, depois de um tempo chega o seu filho Dagr em seu cavalo branco Skinfaxi para espalhar o dia.

Fonte: http://allofthemitology.blogspot.com/

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O Exorcismo de Emily Rose


O filme “O Exorcismo de Emily Rose” é baseado em uma história real ocorrida na Alemanha na década de 70 com a jovem Anneliese Michel(foto).

Emily Rose foi em realidade uma jovem alemã chamada Anneliese Michel que desde seu nascimento em 21 de setembro de 1952, desfrutava de uma vida normal sendo educada religiosamente desde muito pequena. No entanto, sem advertência sua vida mudou de uma hora para outra quando em um dia do ano de 1968 começou a tremer e se deu conta de que não tinha controle sobre seu próprio corpo. Não conseguiu chamar a seus pais, Josef e Anna, nem a nenhuma de suas três irmãs. Um neurologista da Clínica Psiquiátrica de Wurzburg, Alemanha, a diagnosticou com o "grande mau" da epilepsia. Devido aos fortes ataques epilépticos e à depressão seguinte, Anneliese foi internada para tratamento no hospital.

Pouco depois de começar os ataques, Anneliese começou a ver imagens diabólicas durante suas orações diárias. Era outono de 1970, e enquanto os jovens desfrutavam das liberdades da época, Anneliese estava atormentada com a idéia de estar possuída, parecia não ter outra explicação às imagens que apareciam enquanto rezava. Como se não fosse o bastante, vozes começaram a perseguir a moça dizendo-lhe que ela ia "arder no fogo do inferno". Ela mencionou estes "demônios" aos médicos só uma vez, explicando que eles haviam começado a lhe dar estas ordens. Alguns médicos consideraram loucura, outros zombaram em silêncio e o restante se mostraram incapazes de ajudá-la; Anneliese perdeu as esperanças de que a medicina pudesse ajudá-la.

Começaram as buscas por ajuda de religiosos. No verão de 1973 seus pais visitaram diferentes pastores e padres solicitando um exorcismo. Seus pedidos foram recusados e recomendaram que Anneliese, agora com 20 anos, devia seguir com seu tratamento médico. A explicação dada é que o processo pelo qual a igreja comprovava uma possessão (Infestatio) era muito restrito, e até que todos os aspectos não estivesses explicados, o bispo não podia aprovar um exorcismo. Era requerido que alguns fatos já tivessem acontecidos como, por exemplo, aversão por objetos religiosos, falar em idiomas que a pessoa não conhecesse e poderes sobrenaturais.

Em 1974, após ter supervisionado Anneliese por algum tempo, o pastor Ernst Alt solicitou permissão para realizar um exorcismo ao Bispo de Wurzburg. A solicitação foi recusada e seguida de uma recomendação de que Anneliese devia receber um estilo de vida mais religioso com o propósito de que encontrasse a paz. Os ataques não diminuíram, senão que sua conduta se tornou bem mais errática.

Na casa de seus pais em Klingenberg, insultava, batia e mordia os outros membros da família. Recusava-se a comer porque os demônios proibiam-na. Dormia no piso gelado, comia aranhas, moscas e carvão, e tinha começado a beber sua própria urina. A vizinhança toda escutava Anneliese gritar por horas enquanto quebrava os crucifixos que encontrava pela frente, destruía pinturas com a imagem de Jesus. Até que iniciou a cometer atos de auto mutilação e a andar nua pela casa fazendo suas necessidades independente do lugar onde estivesse.


Depois de verificar "in loco" de que realmente algo muito estranho acontecia com a moça em setembro de 1975, o Bispo de Wurzburg, Josef Stangl, ordenou ao Padre Arnold Renz e ao Pastor Ernst Alt a praticar um "grande exorcismo" baseado no "Rituale Romanum" com Anneliese. Determinou que ela devia ser salva de vários demônios, incluindo Lúcifer, Judas Iscariotes, Nero, Caim, Hitler e Fleischmann, um curandeiro do Século XVI, e algumas outras almas atormentadas que se manifestavam através dela.


Entre setembro de 1975 até julho de 1976 praticaram uma ou duas sessões de exorcismo por semana, os ataques de Anneliese eram tão fortes às vezes que precisava ser segurada por três homens e inclusive tiveram que amarrá-la algumas vezes. Durante este tempo, Anneliese regressou a uma vida, até certo ponto, normal. Fez os exames finais da Academia de Pedagogia de Wurzburg e ia egularmente à igreja.

Os ataques, no entanto, não pararam. De fato, paralisava-lhe o corpo e caía inconsciente pouco depois. O exorcismo continuou por muitos meses mais, sempre com as mesmas orações e esconjuros. Por várias semanas Anneliese recusou-se a comer e seus joelhos sangravam pelas 600 flexões que fazia obsessivamente durante a cada sessão. Foram feitas mais de 40 gravações durante o processo com o propósito de preservar os detalhes.

O último dia do rito do exorcismo foi em 30 de junho de 1976, quando Anneliese já sofria de pneumonia, havia emagrecido bastante e estava com uma febre muito alta. Exausta e fisicamente incapacitada para fazer as flexões por sua própria conta, seus pais aparavam e ajudavam-na com os movimentos. A última coisa que Anneliese disse a seus exorcistas foi:

"... por favor, roguem pelo meu perdão" e virando-se e recostando a cabeça no ombro da mãe disse:

"Mamãe estou com medo". Anna Michel fotografou a morte de sua filha no dia seguinte, era primeiro de julho de 1976 exatamente ao meio dia. O Pastor Ernst Alt informou às autoridades em Aschaffenburg e o Promotor geral começou uma investigação imediatamente.

Pouco tempo depois que tomaram conhecimento destes fatais eventos o filme "The Exorcist" de William Friedkin estreou nos cinemas da Alemanha, levando uma onda de histeria paranormal que infectou todo o país. Psiquiatras em toda Europa reportaram um incremento de idéias obsessivas em seus pacientes.

Túmulo de Anneliese Michel
Os promotores do caso levaram mais de dois anos para conseguir a acusação dos exorcistas de homicídio por negligência. O "Caso Klingenberg" devia ser decidido sobre duas perguntas: O que causou a morte de Anneliese Michel e quem era o responsável?

De acordo à evidência forense, ela morreu de fome e os especialistas demandaram que se os acusados a tivessem forçado a comer uma semana antes de sua morte, Anneliese poderia ter sido salva. Uma irmã declarou que Anneliese não queria ir a uma instituição mental porque poderiam sedá-la e obrigá-la a comer. Os exorcistas trataram de provar a presença de demônios mostrando as gravações dos estranhos diálogos, quando demônios discutiam qual deles iria deixar o corpo de Anneliese primeiro. Um deles, que chamava a si mesmo de Hitler, falava com sotaque carregado (Hitler era austríaco). O fato é que nenhum dos presentes durante o exorcismo teve a mínima dúvida da autentica presença destes demônios.

Os psiquiatras, que foram chamados a testemunhar, falaram da "Doctriniarire Induction". Eles disseram que os padres tinham dado a Anneliese o conteúdo de suas condutas psicóticas aceitando sua conduta como uma forma de possessão demoníaca. Também declararam que o desenvolvimento sexual instável de Anneliese junto a sua diagnosticada epilepsia tinha influenciado a psicose.

O veredicto foi considerado, por muitos, menos rigoroso do que se esperava, os pais de Anneliese assim como os exorcistas foram considerados culpados de assassinato por negligência e de omissão de primeiros socorros. Foram sentenciados a seis meses de prisão que nunca cum,priram com liberdade condicional impetrada. O veredicto incluía a opinião da corte de que os acusados ao invés de propiciar o tratamento médico que a garota precisava, decidiram por práticas supersticiosas que agravou a já crítica condição de Anneliese.

Uma comissão da Conferência Episcopal Alemã depois declarou que Anneliese Michel realmente não estava possuída, no entanto, isto não impediu aos crentes a continuar com a luta de Anneliese, já que muitos criam em sua possessão e que o corpo dela não encontrou paz inclusive após a morte. Seu cadáver foi exumado onze anos e meio depois de ser enterrada, só para confirmar que havia se descomposto e se estava sob condições normais. Na atualidade sua sepultura permanece como um lugar de peregrinação para rezar "o terço" por aqueles que acham que Anneliese Michel lutou valentemente contra o demônio.

Depois de uma missa dominical, ao lado do padre Bob Meets, Anna, a mãe de Anneliese, fez recentemente uma de suas poucas e breves declarações a imprensa:

"Não me arrependo do que fizemos, era o que tínhamos para combater aquele mal".

Apesar de ser um bom filme, "O Exorcismo de Emily Rose" desvia-se da verdadeira história de Anneliese. O filme alemão Réquiem, de Hans-Christian Schmid, centra-se no verdadeiro calvário da sofrida moça.

Antes de críticas contumazes, melhor lembrar que os pais de Anneliese eram simples devotos, não fanáticos. Ninguém incide na gravidade do transtorno e na medicação, totalmente equivocada, e os médicos lavaram as mãos neste caso.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Referências ocultistas em Sobrenatural

“Supernatural” tem sido considerada uma das melhores séries em exibição atualmente. Com temas ocultistas e voltados para o sobrenatural, com muitas referências que vão do pop ao nerd, passando por uma pesquisa bastante elaborada a respeito de mitos e lendas de criaturas sobrenaturais.

Estamos postando, tanto no Sedentário quanto aqui na Daemon, um Guia de referências das Lendas nas quais os autores se basearam para escrever os roteiros.

AVISO – SPOILERS


Este primeiro post trata da Season 01, episódios 01-06.

Pilot/Piloto (#1.01)

Ainda quando crianças, Sam e Dean Winchester, testemunharam a misteriosa morte se sua mãe. Desde então, caçar a coisa que a matou se tornou a trabalho da família. Anos depois o pai dos garotos desaparece e eles precisam ir atrás dele ou algo realmente ruim pode acontecer. Uma misteriosa “mulher de branco” aparece numa estrada deserta, enquanto a namorada de Sam corre perigo.

Referência: BANSHEE. O termo origina-se do irlandês arcaico “Ben Síde”, pelo irlandês moderno “Bean sídhe” ou “bean sí”, significando algo como “fada mulher” (onde Bean significa mulher, e Sidhe, que é a forma possessiva de fada). Os Sídh são entidades oriundas das divindades pré-cristãs gaélicas, cujo canto anunciava a morte. Geralmente, eram mulheres que se suicidaram, cujos espíritos permaneciam presos na Terra. Das lendas da Banshee surgem as lendas das “Women in White” americanas, que repetem mais ou menos o mesmo padrão. No século XX, estas lendas se transformaram na lenda da “Mulher da estrada” que parava viajantes para pedir carona até sua casa. Esta lenda tinha dois tipos de finais: no mais conhecido, a mulher era deixada na porta do cemitério e desaparecia em seguida, e em outras lendas ela fazia com que o motorista sofresse um acidente na estrada.



Wendigo (#1.02)


Sam e Dean seguem as coordenadas deixadas no diário do pai e acabam no meio de uma floresta do Colorado, local de misteriosos desaparecimentos. Logo os irmãos descobrem que estão lidando com uma criatura extremamente perigosa e animalesca, ancestral humano cujo canibalismo o transformou numa criatura com força e velocidade sobre-humana.

Referência: WENDIGO. Wendigo (também Windigo, Windago, Windiga, Witiko, Wihtikow e outras variações) é um criatura sobrenatural que faz parte da mitologia do povo indígena da América do Norte e Canadá. De acordo com a mitologia, o Wendigo é formado a partir de uma pessoa que passou muita fome durante um inverno rigoroso e, para se alimentar, comeu seus próprios companheiros. Após perpetuar atos canibais por muito tempo, acaba se tornando este monstro. Wendigo possui traços que o remetem a Cernunnos, o Deus chifrudo dos Celtas. De acordo com a mitologia indígena, para destruir um Wendigo é preciso queimá-lo, pois ele não é afetado por flechas.



Dead In The Water/Morte na água (#1.03)

Ao passarem por uma pequena cidade, Dean e Sam ficam sabendo que uma garota de 18 anos se “afogou” num lago. Ela já era a terceira vítima que oficialmente teria cometido suicídio. Intrigados com o fato, os têm como fonte de informação os desenhos de um garotinho que perdeu a fala depois de testemunhar a morte de seu pai. Logo, percebem que não se trata de suicídio e sim de mais um caso de mistério.

Referência: ESPÍRITOS VINGATIVOS. Em todas as mitologias de todos os povos, o contato com os seres desencarnados é uma comum na literatura e nos contos tradicionais. O mais comum versa sobre espíritos obsessores que continuam presos ao Plano Astral por emoções muito fortes (vingança, ciúme, ganância, etc.), que os impedem de se desligarem de seus perispíritos e do foco de sua atenção. Estes seres são capazes de interagir com o Plano Físico através destas emoções canalizadas, podendo causar arranhões, cortes, hematomas e outros danos em suas vítimas.

No Espiritismo, são chamados de “Obsessores”, na Umbanda/Candomblé de “Eguns” e conhecido popularmente pelo gado como “Encostos”. Normalmente estão presos a uma pessoa, um objeto ou um local, que faz referência ao que eram quando morreram na última encarnação, e não se afastam daquele ponto focal. Eguns podem ser invocados através de rituais e estão sujeitos às leis da baixa magia.


Phantom Traveler/Viajante fantasma (#1.04)

Por conta de um acidente misterioso envolvendo um avião com cem passageiros e apenas sete sobreviventes, o Sr. Panawski, já cliente do pai de Dean, o telefona para contratá-lo. Dean e Sam assumem o caso. A medida que entrevistam os sobreviventes e analisam os destroços do avião, identificam que se tratava de uma possessão demoníaca. Por isso, embarcam numa perigosa viagem para deter o tal “demônio”.

Referência: POSSESSÂO DEMONÍACA: Existem diversos relatos de médiuns a respeito de espíritos muito densos aparecerem aos nossos olhos (astrais) como nuvens de fumaça densa e pegajosa. No mundo real, eles ficam encostados no perispírito da vítima e conectam-se a elas através do Chakra Bindu, que fica na altura da nuca, envolvendo-se ao redor do perispírito da pessoa. No seriado, fizeram uma representação mais dramática, em que o demônio entra no corpo da pessoa para possuir seu corpo físico e toma o corpo da pessoa totalmente, deixando-a incapaz de reagir. Em Supernatural, Demônios são retratados (corretamente) como tendo sido humanos que foram corrompidos pela permanência no Inferno (Baixo Umbral).

Reparem na imagem medieval do demônio como uma sombra negra sendo expulso pela boca do possuído.


Bloody Mary (#1.05)

Um homem morre em frente ao espelho e seus olhos parecem ter se “diluído”. A causa da morte é dita como um derrame, mas Sam e Dean acreditam que alguém, ou algo, possa estar por trás esta morte. Suas suspeitas podem ser confirmadas quando mais pessoas morrem da mesma maneira. Bloody Mary, personagem de uma antiga lenda urbana é invoca, quando seu nome é dito três vezes na frente do espelho.

Referência: BLOODY MARY: Bloody Mary (conhecida também como Maria Sangrenta ou Bruxa do Espelho) é uma lenda urbana que faz parte do folclore ocidental (e oriental, como visto em algumas produções do gênero cinematográfico). Existem diversas variações da lenda. quando determinado gatilho é acionado (caso seu nome seja pronunciado três vezes em frente à um espelho de banheiro, 100 vezes, à Meia-Noite, dizer “Maria Sangrenta, eu matei seu bebê”, etc) ela aparecerá frente ao convocador e o arrancará seus olhos. A origem medieval remonta da rainha Maria, que teve vários abortos (que diziam ter sido causados deliberadamente, o que a levou à loucura) e depois de morta, seu espírito perseguiria as mães através dos espelhos.

Aqui no Brasil é conhecida como a “Loira do Banheiro” e aparece principalmente em internatos com muitos homens. Sua origem esotérica é proveniente das Succubi (plural de Succubus) que são construções astrais criadas a partir da masturbação com foco em uma única imagem (vontade + emoção + visualização + fluídos corporais repetidamente e ritualisticamente cria uma construção astral fortíssima). Em sua verdadeira forma, uma succubus é feita de um amontoado de partes mescladas de órgãos sexuais femininos (ou masculinos, vai saber…) visualizado pelo rapaz. Mas em sua imaginação, apresenta-se como uma bela moça, sempre ávida em drenar-lhe fluídos vitais.


Skin/Pele (#1.06)

Zach, um amigo de Sam é acusado de assassinato. Sam se oferece para ajudar a irmã de Zach, Rebecca. Ela diz que seu irmão não pode ter cometido o assassinato porque os dois estiveram juntos na hora do assassinato. Mas todas as evidências físicas incriminam Zach na cena do crime. Poderia Zach estar em dois lugares ao mesmo tempo? Suspeitando que algo está errado, Sam e Dean investigam o caso.

Referência: DOPPELGANGER: segundo as lendas germânicas de onde provém, é um monstro ou ser fantástico que tem o dom de representar uma cópia idêntica de uma pessoa que ele escolhe ou que passa a acompanhar (como dando uma idéia de que cada pessoa tem o seu próprio). Ele imita em tudo a pessoa copiada, até mesmo suas características internas mais profundas. O nome Doppelgänger se originou da fusão das palavras alemãs doppel (significa duplo, réplica ou duplicata) e gänger (andante, ambulante ou aquele que vaga).

Esta lenda era tão comum e tão temida na Europa Medieval que mercadores e viajantes criavam todo tipo de amuletos ou códigos familiares para testar viajantes de modo que tivessem certeza que aquele que estava retornando de viagem era realmente quem dizia ser.


Tentarei intercalar os Posts da Série com a programação normal da Coluna. Enquanto isso, avisem os fãs de Supernatural que vocês conheçam! Se os blogs fãs da série quiserem reproduzir ou linkar para cá, ficarei muito agradecido.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sigel - deusa do sol

Sigel é filha do giganteMundilfari com a gigantaGlaur, se casou comGlen. 

Sigel é deusa do sol, na verdade ela seria considerada a personificação do sol, todo dia Sigel corre em sua carruagem levada por dois corcéis chamados Arvak e Alsvid, pois foge do lobo chamado Skoll, filho de Fenrir, que tem o desejo de matá-la, seu irmão gemeo Mani que é deus da lua também é perseguido pelo filho deFenrir, mas é outro filho chamado Hati. 

Sigel as vezes era chamada de Alfodrullque quer dizer "gloria dos elfos".
De acordo com a profecia, durante o Ragnarok Skoll alcançara e mataráSigel, criando um eclipse junto com seu irmão Hati, que ira libertar a fera Fenrir.

Dagr - deus do dia


Dagr é o deus do dia, filho da deusa Nott com o deus Delling. 

Dagr é conhecido como o brilhante, ele ascende as luzes do céu e da terra com seu cavalo branco chamado Skinfaxi, seria equivalente ao cavalo Hrimfaxi de sua mãe, todos os dias ele ascende o céu e a terra, depois de um tempo chega sua mãe Nottpara apagar suas luzes e ascender as luzes da noite.

Fonte: http://allofthemitology.blogspot.com/

Mani - deus da lua


Mani é o deus da lua, irmão gêmeo da deusa Sigel, por serem irmãos gêmeos são muito comparados com Artemis eApolo (deuses do sol e da lua da mitologia grega) que também são gêmeos.

Filho dos gigantesMundilfari eGlaur, assim como sua irmãSigel, Mani é constantemente perseguido por um lobo sangrento chamado Hati que o persegue durante a noite com o objetivo de matá-lo e libertar seu pai Fenrir.

De acordo com a profecia durante o Ragnarok Hati alcançará Mani, o matará e o devorará criando um eclipse junto com seu irmão Skoll, assim libertando seu pai Fenrir que está aprisionado pela corrente Gleipnir.

Fonte: http://allofthemitology.blogspot.com/

Hati & Skóll - filhos de Fenrir


Hati Hródvitnison e Skóll Hródvitnison são filhos de Fenrir com uma giganta não se sabe ao certo o nome da giganta, mas se sabe que ela habita o leste de Midgard pelas florestas Járnvid, essa giganta é além de giganta é bruxa também e é mãe de vários gigantes que tem a forma de lobo.

e Skoll são considerados lobos celestiais, pois ambos correm a sua vida toda atrás dos corpos celestes Sigel (sol) e Mani (Lua), Hatipersegue o deus Mani enquanto Skóll persegue a deusa Sigel, seu objetivo é devorar os dois corpos celestes e juntos criarem um eclipse para libertar seu pai do grilhão Gleipnir.

De acordo com a profecia, antes de se iniciar o Ragnarok Hati e Skóllalcançaram e devoraram o sol e a lua e juntos criaram um eclipse que soltará Fenrir dos grilhões Gleipnir e assim se iniciar o Ragnarok.

Yggdrasil - o eixo do mundo

Yggdrasil é a árvore que de acordo com os nórdicos é o eixo do mundo, a árvore era gigantesca em seu tronco se dividiam os nove mundos e as raízes era onde se encontrava Niflhein(o reino do gelo e das névoas) muitos pensam que Niflheiné o inferno, mas na verdade Helgardhque se localiza emNiflhein que é o inferno.

A árvore de Yggdrasiltem propriedades místicas, suas folhas são capazes de trazer os mortos de volta a vida e seus frutos são capazes de curar qualquer doença.

No topo de Yggdrasil se encontra a moradia dos deuses Asgard, onde se encontra a ponte Bifrost ou ponte arco-íris que se liga com o meio da árvore Midgard (a terra dos homens), Odin se enforcou em um dos galhos de Yggdrasil, mas voltou a vida com mágica.

Em Niflhein existe um dragão chamado Nidhogg que devora sem parar as raízes da árvore com o objetivo de a destruir, mas existem vários animais escondidos em Yggdrasil que distraem Nidhogg um deles é o esquilo Ratatosk.

Fonte: http://allofthemitology.blogspot.com/

Beowulf - O obcecado


Beowulf é a estrela do poema com o mesmo nome, na verdade o poema não tem nome, mas é chamado de Beowulf desde o século XIX, é o poema mais antigo escrito em língua moderna e marcou a história medieval, o poema foi uma das fontes para a famosa trilogia "o senhor dos anéis".


Beowulf também tem seu próprio filme, o mais recente feito em2007 conta história exatamente como deveria ser com algumas pequeninas alterações.

Beowulf é um herói viking que busca intensamente aventuras para ter seu nome lembrado, ele acaba indo até o salão do rei Hrothgar, pois sabe de um monstro que os tormenta chamado Grendel, ele consegue matar o monstro sem utilizar nenhuma arma, apenas suas mãos nuas, mas Beowulf não contava com a mãe de Grendel que aparece mais tarde para vingar a morte de seu filho e começa a criar uma grande chacina e todo povo dinarmaquês, Beowulf a persegue e vai até uma caverna onde luta contra ela e a derrota, depois de um tempo um dragão cruel que foi despertado depois de roubarem uma taça, Beowulfconsegue matar o dragão mas acaba dando sua vida pra isso.

Fonte: http://allofthemitology.blogspot.com/

Iduna - protetora do pomar sagrado

Iduna é a deusa da juventude eterna e da poesia, é esposa do deus da poesia Bragi.

Iduna não tem muitas histórias na mitologia nórdica, sua única importância é a de ser a guardiã do pomar sagrado que dá imortalidade aos deuses, pois de acordo com a mitologia nórdica os deuses são mortais que se alimentam das maçãs de Iduna com as quais eles podem ficar imortais até o Ragnarok.

Iduna foi muito perseguida por Loki, que a acusou de cometer adultério, mas era só mais umas das brincadeiras idiotas de Loki.

Iduna oferece uma maçã por dia aos deuses, as maçãs rejuvenecem os deuses e os deixam mais fortes.

Bragi - deus da poesia, protetor dos bardos



Bragi é filho de Odin com a giganta Gunnlod, é deus da sabedoria e das poesias, é um dos poucos deuses nórdicos que não gosta de guerrear,Bragi gosta de ficar tocando harpa enquanto declara poesias para sua esposa Iduna deusa do elixir da eternidade.

Bragi durante um banquete com os deuses foi acusado por Loki de ser um deus enfeminado, mas sua esposa Iduna o defendeu e por isso foi acusada por Loki de cometer adultério.

Bragi é protetor dos bardos (poetas de antigamente) e amante de música e poesias.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ragnarok



Na mitologia nórdica, Ragnarök (Destino Final dos Deuses) é a batalha que levará ao fim do Mundo (igual ao apocalipse no cristianismo), na região de Midgard. Será travada entre os deuses ( Aesires e Vanires, liderado por Odin) e as forças do mal (os gigantes de fogo, os Jotuns entre outros monstros, liderados por Loki). Esta batalha não levaria apenas à destruição dos deuses, gigantes e monstros: o próprio universo seria despedaçado irreversivelmente em partes.


Estes dois grupos foram rivais desde o início dos tempos, mas os Aesir conseguiram ao longo de sua existência, prender alguns dos principais gigantes e o própio Loki, que ficou atado em tortura eterna numa caverna. Mas pela influência das mentiras de Loki, Rune-Midgard começa a sofrer grandes males, como um rigoroso inverno, batalhas e caos entre os seres humanos.

O sol e a lua-Sol e Mani- são finalmente consumidos pelos dois lobos místicos, Skoll, perseguidor do Sol, e Hati, perseguidor da Lua (ou Mani). Estes lobos, de acordo com a mitologia, são os causadores dos eclipses solares e lunares. Quando Sol e Mani são devorados pelos lobos, a terra treme, e assim vários seres, incluindo Loki e Fenrir (um de seus muitos filhos, um gigantesco lobo) são soltos, desencadeando o Ragnarök.

Os Aesir, alertados, juntam-se aos Einhejar, os valorosos guerreiros mortos, e aos vanas, os espíritos naturais, e rumam ao campo de Vigrid, onde há muito tempo havia sido predito que a última batalha tomaria forma.

De um lado, os Aesir, Vanas e Einhejar, e do outro os gigantes do gelo, o exército de mortos de Hel (deusa do inferno)e Loki e seus seguidores. Uma grande batalha acontece, marcando o fim dos deuses e dos gigantes: Odin é morto por Fenrir, mas o fere mortalmente; Thor mata Jomungard, a serpente gigante que habita os mares de Midgard, mas é envenenado por ela; Loki é morto e mata Heimdall, um dos mais valentes Aesir.

O céu escurece e as estrelas caem em Midgard, que é consumido pelo fogo e depois tragada pelo mar. Pouco dos antigos Aesir sobrevivem, e o Ragnarök destrói também Midgard. Das ruinas da batalha, um novo sol subirá aos céus, e uma nova terra se erguerá dos mares. Lif e Lifthrasir, os dois únicos humanos sobreviventes,que se esconderam sob as raízes de Yggdrasil, a árvore que sustentava os nove mundos, repovoarão o mundo, agora livre de seus males, num tempo de harmonia entre deuses e homens.

Fonte: Web. Não sei ao certo pois estava misturado com outros textos no HD.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.