Coloque seu email:

Delivered by FeedBurner

Widget by Horta_web

domingo, 17 de outubro de 2010

Referências ocultistas em Sobrenatural II

Então, vamos dar continuidade a esta série de postagens. Agora dos episódios 07 a 11 da primeira temporada de Supernatural.

Hook Man/ Homem gancho (#1.07)

Sam e Dean ajudam uma garota cujo namorado foi vitima do lendário “Hook Man”, saído direto de uma lenda urbana para se tornar realidade, em uma pequena universidade de Iowa. Para salvar a garota e seu pai, que são muito religiosos, os irmãos precisaram encontrar os ossos da criatura, para assim destrui-la, mas parece que o próprio gancho fazia parte do homem, o que dá mais trabalho para os irmãos Winchester.

Referências: Novamente, os autores utilizam-se das histórias a respeito de espíritos que permanecem presos ao astral por fortes sentimentos (sendo os mais comuns o apego material, a vingança ou o ciúmes) em uma mescla com 2 lendas urbanas bem conhecidas:

1) o Homem do Gancho – Esta lenda originou-se na década de 50, quando os automóveis se tornaram populares. a lenda tradicional diz que um casal namorando no carro começa a escutar barulhos estranhos na floresta. O namorado sai para investigar e desaparece. Alguns segundos depois, a garota começa a ouvir arranhões no capô do carro e quando sai do carro, vê seu namorado morto e pendurado. A moral puritana da história? garotas, não façam sexo com seus namorados no carro.

2) A morte da colega de dormitório – Esta lenda é da década de 60. Uma garota volta tarde para o dormitório e escuta barulhos na cama de sua colega de quarto. Não desejando interromper o que ela estava fazendo, a protagonista vai dormir sem acender a luz. No dia seguinte, quando amanhece, encontra escrito em sangue na parede “Você não está agradecida por não ter acendido a luz?”. Existem diversas variações desta lenda urbana, mas todas elas refletem o medo das pessoas em relação a mudanças de cidades pequenas para cidades grandes. a moral da história é “tome cuidado, isso poderia ter acontecido com você na cidade grande”.

SAL – Neste episódio, também somos apresentados aos efeitos do Sal em entidades astrais. O sal tem sido usado desde sempre como elemento de limpeza astral, seja puro (na forma de círculos de sal grosso), seja na forma chamada “Água Lustral” (Água do Mar) que mais tarde foi adaptada pela ICAR como “Água Benta”. O Sal, assim como o enxofre, possui a propriedade de limpar qualquer tipo de miasma ou cascões astrais, vindo daí a história de “água benta causando queimaduras em vampiros”. Banhos de sal grosso são usados comumente na Umbanda e Candomblé para limpeza e são extremamente eficazes, assim como banhos de mar ou limpar a casa com água misturada a algumas pedrinhas de sal grosso.

A Queima dos corpos físicos destrói a ligação astral entre o cascão e o Plano Material, causando assim o que chamamos de “segunda morte” na qual todo o perispírito (duplo-etéreo, cascão astral) pode ser dissolvido e o corpo mental libertado para os planos mais sutis, fora do Astral. Ás vezes esta ligação se faz por meio de objetos.


Bugs/Insetos (#1.08)

Sam e Dean chegam em uma cidade para investigar a notícia de uma morte misteriosa e acabam participando de um churrasco na casa do agente imobiliário. Sam conhece Matt, o filho dos donos da casa, um garoto introspectivo, que tem problemas com o pai e é fascinado por insetos. Logo a cidade é invadida por enxames de insetos assassinos, que um a um, vão matando os moradores da região.

Referências: Cemitérios Indígenas. Em mais de um livro ou filme é narrado sobre a vingança dos espíritos guardiões dos cemitérios indígenas sobre os homens brancos que constróem suas casas sobre eles (sendo o mais famoso o filme “Poltergeist” e “Pet Cemetery”). Como os cemitérios indígenas eram também o local de acesso e contato com os Velhos Chefes e com os Espíritos Protetores, todos eles possuíam diversas firmezas e assentamentos destinados a facilitar este acesso entre o Plano Material e o Astral. Comparativamente falando, seria como se os manés rednecks tivessem construído suas casas sobre um assentamento de Exús ou um Terreiro de Candomblé sem ter feito nenhuma limpeza!


Home/Lar (#1.09)

Quando Sam tem pesadelos com sua antiga casa, os irmãos decidem voltar para Lawrence no Kansas para investigar. Eles descobrem que uma família mudou-se para lá e é exatamente com a nova dona da casa que Sam está tendo seus misteriosos sonhos. A família tem escutado e passado por coisas aterrorizantes e os irmãos têm a leve impressão que pode ser a mesma coisa que matou Mary (a mãe), anos atrás.

Referências: POLTERGEIST. Poltergeist (do alemão polter, que significa ruído, e geist, que significa espírito) é um tipo de evento sobrenatural que se manifesta deslocando objetos e fazendo ruídos. O foco dessa perturbação é muitas vezes uma criança na fase da puberdade, em geral do sexo feminino, que serve como doadora de ectoplasma para as manifestações físicas (você pode procurar mais sobre isso digitando “Tiptologia” no google). O evento caracteriza-se por estar relacionado a um indivíduo e por ter curta duração.

No fenômeno poltergeist um espírito perturbado usa o indíviduo para se manifestar, às vezes de forma agressiva, fazendo objetos como pedras ou facas, por exemplo, voarem pelos ares atingindo objetos e outras pessoas.


Asylum/Manicômio (#1.10)

Sam e Dean investigam um manicômio abandonado e descobrem que quando o hospital estava funcionando, os pacientes iniciaram uma revolta contra as cruéis e incomuns punições aplicadas pelo médico chefe. Enquanto os dois vasculham o local para encontrar quatro estudantes desaparecidos, os espíritos torturados levam os irmãos a ficarem loucos, além de colocar os irmãos um contra o outro.

Referências: INTERAÇÃO ENTRE ESPÍRITOS E VIVOS. Neste episódio, o autor coloca a interação entre um espírito (um psiquiatra que fazia experiências em doentes mentais) e um vivo. Muitas vezes vemos este tipo de interação em obsessores causando interferência na percepção de uma pessoa no Plano Material.

Há um relato de duas médiuns na FEESP que conversaram durante quase uma hora com o espírito de um dos fundadores do centro e, posteriormente, quando estavam relatando o ocorrido, toda a história das duas médiuns era exatamente a mesma, apenas uma delas havia visto o espírito usando um terno branco e a outra havia visto o espírito usando um terno marrom. Isso demonstra que a visão de um espírito é influenciada pela mente consciente do médium, que interpreta as emanações causadas por aquela entidade de acordo com suas próprias ligações sinápticas e referências. Um espírito com conhecimento suficiente pode afetar nossa percepção de paladar, olfato ou mesmo visão, pois é assim que nosso cérebro irá decodificar aquelas emanações. Muitos dos casos diagnosticados como sendo “esquizofrenia” são, na verdade, médiuns com a mediunidade mal trabalhada ou descontrolada.


Scarecrow/Espantalho (#1.11)

O pai de Sam e Dean os manda para uma pequena cidade onde casais são sacrificados para um deus pagão que se manifesta através de espantalhos. Para evitar mais mortes, os irmãos Winchester lutam contra o tempo, mas acabam brigando e Sam decide ir para a Califórnia. Dean, então enfrenta os perigosos sozinhos e acaba caindo nas mãos do moradores que o oferecem em sacrifício ao espantalho.

Referência: VANIRES E ÁRVORE SAGRADA. Os vanires são os deuses da fertilidade, em contraponto com os Aesires, que são os deuses da guerra. Sua cultura nos Eddas gira em torno da “Árvore Sagrada” (Yggdrasil) e as celebrações de plantio e colheita, em especial o Wicker Man (grande boneco feito de madeira e palha no qual eram sacrificados anualmente o principal chefe de guerra de tribos inimigas e também de voluntários para que seus espíritos fossem utilizado na preparação do plantio). Dos vanires e seus principais deuses (Odin, Njord, Frey, Heimdall e Freya) surgem as runas e a linguagem rúnica. As runas são conhecidas como “As folhas da Árvore Yggdrasil” e são em número de 24 (equivalentes aos Arcanos do Tarot e suas correlações com a Árvore sephirótica, somados a duas runas que representam o material e o astral). A árvore sagrada, uma macieira (uma das principais razões pelas quais a ICAR escolheu a MAÇÃ como sendo o tal do “fruto proibido” da bíblia), fornecia os galhos para a confecção das runas para os sacerdotes vanires.


Também ficamos sabendo da existência de Meg, um demônio enviado para preparar uma armadilha para Sam e Dean. Como já havíamos visto anteriormente, os demônios utilizam-se de corpos mortais em uma representação da Possessão Demoníaca (mediunidade). A Taça de sangue, porém, é uma criação do autor do seriado e usada como elemento de dramaticidade.


Fonte: Del Debbio, Daemon Editora e Instituto ECO



Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.