Coloque seu email:

Delivered by FeedBurner

Widget by Horta_web

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Referências Ocultistas em Supernatural – III

Dando continuidade às postagens sobre supernatural segue agora os episódios 12 até 16.

Faith/Fé (#1.12)

Em batalha com um monstro, Dean é acidentalmente eletrocutado, resultando em danos permanentes ao seu coração e deixá-lo com apenas um mes de vida. Desesperado Sam procura por uma forma de salvar seu irmão e acredita que ele pode ter encontrado uma resposta através de um pregador que afirma curar o incurável. E entao Dean descobre que existe algo muito estranho ocorrendo no local.

REFERÊNCIAS – Grim Reaper. O conceito de “Ceifador” como um esqueleto envolto em um manto negro existe desde os primórdios da humanidade. No antigo Egito era conhecido como Malach Hamavet e é uma das representações do que conhecemos como Psychopompos ou os condutores de alma. Um Psychopompo (ou Psicopompo) é a transição do corpo físico para o astral que ocorre logo após a morte de uma pessoa. Este estado se caracteriza pela ruptura do duplo-etérico que ainda quer se manter a todo custo preso no corpo físico, mesmo este tendo perecido. O “renascimento” (por falta de um nome melhor) no astral ocorre quando a pessoa consegue se livrar totalmente deste emaranhado energético, que funciona de maneira análoga à placenta no nascimento dentro do Plano Físico e muitas vezes foi relatado por médiuns como sendo uma massa escura que envolve a pessoa como uma capa, da qual ela vai se libertando com a ajuda de outros espíritos ou mesmo sozinha. Quanto mais materialista a pessoa é, mais forte será sua ligação com o corpo físico (já vi casos de ateus que ficaram 70 anos presos no corpo em decomposição dentro do caixão, sem conseguirem se libertar enquanto plasmavam seu corpo astral deteriorando tal qual o corpo físico) Quando finalmente conseguiam se libertar, sua imagem era a de um corpo cadavérico envolto nesta capa de matéria escura, formando daí a imagem tradicional da transição no momento da morte como o ceifador.


Route 666/Rota 666 (#1.13)

Dean é contatado por seu primeiro amor, Cassie, uma afro-americana que pede a ele para vir para investigar uma série de assassinatos de motivação racial. Cada assassinato é ligado a um misterioso caminhão que parece não ter qualquer motorista e não deixar pistas. E eles precisam destruir esse monstro antes que ele machuque Cassie. 

REFERENCIA: Christine, o carro assassino. título alternativo John Carpenter’s Christine, é um filme americano de 1983 do gênero horror e suspense, dirigido por John Carpenter e baseado no livro homônimo escrito por Stephen King. O filme tem como tema inicial a paixão dos adolescentes pelos automóveis e um carro que fica “possuído”.

Christine foi um dos maiores sucessos de Stephen King e já foi citado em diversos filmes. Na vida real, nunca tivemos registro ou referência de objetos que pudessem estar possuídos. Este episódio traz mais uma referência pop/nerd do que ocultista. 

Nightmare/Pesadelo (#1.14)

Sam tem outra premonição e esta envolve o assassinato de um homem. Os irmãos então investigam, mas ficam confusos quando não conseguem encontrar nada que indique algum fenômeno sobrenatural. Então descobrem que Max, o filho da primeira vítima usa seus poderes para matar os membros da família que já abusaram dele. Sam descobre que a mãe de Max foi morta pelo mesmo demônio que matou sua mãe.

REFERÊNCIA: telecinésia. A capacidade de mover fisicamente um objeto com a força psíquica (da mente), fazendo-o levitar, mover-se ou apenas ser abalado pela mente. Tal poder está agrupado na paranormalidade. A telecinese, telecinésia, telecinesia ou telecinética, é também conhecida como TK, embora os poderes de Max estejam exagerados para melhores efeitos televisivos. A palavra telecinese origina das palavras gregas tele e kinese, que significam “mover à distância”.

Premonições. a capacidade de sonhar com eventos que ainda não aconteceram. Este é um poder dito paranormal muito mais comum e com milhares de registros e relatos de previsões que se realizaram após sonhos premonitivos.


The Benders/a Família Bender (#1.15)

Sam e Dean vão para Minnesota onde um rapaz fala que um homem desapareceu no ar. Após a busca de pistas, Sam é raptado por aquilo que ele assume ser algo sobrenatural, e Dean procura freneticamente seu irmão. Dean encontra Sam, e eles percebem que nao ha nada de sobrenatural naquilo, somente uma familia muito estranha, que gosta de partes de seres humanos como troféu.

REFERENCIA: Ed Gein e o Massacre da Serra Elétrica. O filme original atingiu inacreditável sucesso ao chocar o público em 1974 com seu realismo cruel. A história aterrorizante, baseada em uma história real, é considerada por muitos como um dos maiores filmes de terror de todos os tempos, tornando-se marca registrada do gênero, o que influenciou incontáveis outros filmes.

Foi o primeiro e mais importante filme de uma nova tendência de violência explícita e muitas cenas de sangue com alto teor de terror psicológico. Trouxe à tona também uma das personagens mais famosas do cinema de terror, o maníaco Leatherface, considerado por muitos o modelo para outras personagens de filmes de terror.

Na vida real, Ed Gein foi um assassino que, entre 1954 e 1957, matou e esquartejou diversas pessoas em sua casa isolada, e fez vestes com a pele de várias delas. Ed idolatrava sua mãe, extremamente evangélica, e a manteve mumificada em casa após sua morte. Ed Gein inspirou os filmes “Psicose”, “Texas Chainsaw Massacre” e “Silêncio dos Inocentes”. Após o TCM, vários filmes retratando famílias isoladas de canibais/caçadores foram feitos, tornando-se praticamente uma lenda urbana nos EUA.


Shadow/Sombra (#1.16)

Enquanto investiga uma misteriosa morte em Chicago, Sam e Dean encontram Meg, que ficou feliz ao ver Sam novamente. Os irmãos logo descobrem Meg está por trás dos assassinatos e tentam a capturar. Infelizmente, Meg está um passo à frente deles e libertam os espiritos das sombras para atacar os irmãos. Sam e Dean percebem a armadilha não é para eles, mas para o seu pai.

REFERENCIA: Devas e SMEEs. Um deva (sânscrito e pali), no budismo, é um dos diferentes tipos de seres não-humanos. São mais poderosos, vivem mais e, no geral, tem uma existência mais satisfeita que a média dos seres humanos. Sinônimos em outras línguas incluem o tibetano lha, o chinês ti?n, o coreano cheon e o japonês ten. Outras palavras usadas em escrituras budistas se referem a seres sobrenaturais similares como devat? (“deidade”) e devaputra (Pali: devaputta, “filhos dos deuses”).

De uma perpectiva humana, os devas são invisíveis a olho nú. Mas a proximidade de um deva poderia ser detectada por pessoas que conseguiram abrir o “divya-cakshus” (Pali: dibbacakkhu, “terceiro olho”). Esse é um dom extra-sensorial que permitiria enxergar seres de outros planos. Suas vozes também poderiam ser ouvidas por aqueles que treinaram um poder similar no ouvido. 

A maioria dos devas são também capazes de construir formas ilusórias pelas quais eles podem se manifestar diante de seres de mundos inferiores. Devas superiores e inferiores têm inclusive de fazer isso entre eles. Os Devas que o seriado utiliza são conhecidos como ASURAS no budismo e hinduísmo.

Escritor e ocultista Alan Moore já referenciou estas criaturas em sua obra prima “Promethea”, que lida com ocultismo real, chamando SMEE (Semi-Mindless Elemental Entity ou Entidade elemental de pouca inteligência), uma espécie de conjuração mental que pode ser invocada pelo mago para realizar uma tarefa, de modo bastante semelhante ao ASURA e ao Deva do seriado.


Fonte: Daemon editora e Instituto ECO




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.