Coloque seu email:

Delivered by FeedBurner

Widget by Horta_web

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ocultismo — o que é?

Venho escrevendo aqui muitos artigos onde cito o termo ocultismo, mas andei reparando que até hoje não coloquei no blog nenhuma referência sobre o que é ocultismo. Muitas pessoas já sabem, outras acham que sabem. E claro temos o grupo de pessoas que realmente não sabem e buscam por essa informação.

Ocultismo, ou como alguns chamam, ciências ocultas, é o conjunto de teorias e práticas que visa desvendar segredos da natureza, do universo e da própria humanidade. O tipo de conhecimento estudado pelo ocultismo escapa ao âmbito da ciência e seus métodos empíricos, tendo como foco o que é sobrenatural e de certa forma secreto.

A ciência não aceita as teorias ocultistas pois as mesmas não compartilhas de sua metodologia, ou seja, não podem ser comprovadas em laboratório. As teorias ocultistas estão mais para conjecturas metafísicas e em alguns casos teológicas.

A palavra “oculta” faz referência ao mistério não revelado, ou “conhecimento secreto”, que se opõe ao “conhecimento ortodoxo”.  Para quem se aprofunda nos estudos das ciências ocultas, os “segredos” já não são tão secretos assim, há uma profunda compreensão dos ensinamentos contidos em seus símbolos.

O ocultismo teve sua origem na antiguidade, podemos destacar uma maior relevância ao hermetismo e ao antigo Egito, onde ainda acredito que exista uma maior influencia do antigo Egito. E foi assimilando diversos aspectos, como: magia, alquimia, cabala, oráculos, etc.

Misticismo e esoterismo a meu ver estão bastante relacionados com ocultismo, de certa forma o complementando. O ocultismo também sofreu bastante influência de filosofias e religiões orientais, entre elas podemos destacar: Yoga, hinduísmo, budismo e taoísmo.
Na história do ocultismo, temos um marco importante que foi quando ressurgiu no século XIX com importantes trabalhos de importantes personalidades como: Eliphas Levi, Helena Blavatsky, Papus entre outros.

No século XX também tivemos importantes contribuições, mas não vou citar aqui, já que tornaria este artigo muito longo, e então em breve farei um artigo específico sobre estas contribuições.

Para você se aprofundar neste tema, eu recomendo estes dois livros, que estão com ótimos preços no Submarino:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.