Coloque seu email:

Delivered by FeedBurner

Widget by Horta_web

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Wicca | Roda do Ano


As celebrações da bruxaria estão sempre intimamente relacionadas a acontecimentos da natureza, e este conhecimento hoje em dia vem sendo difundido pelos seguidores de Wicca, que é uma das vertentes da Bruxaria, então justamente por estarmos mais acostumados já tanto com o nome como com os cultos, vou utilizar o sistema wicca como base para explicar algumas coisas sobre bruxaria em diversos artigos.



Mito da Roda do Ano

É em Samhain o festival do retorno da morte, que é onde os portões do mundo se abrem e a deusa se transforma em velha e sábia, também conhecida como a senhora do caldeirão. E o deus é o rei da morte que estará a guiar as almas perdidas através dos dias escuros de inverno.

Em Yule o reinado é da escuridão, como se tudo estivesse no interior do caldeirão da deusa,  desta forma o rei das sombras torna-se a criança da promessa, o filho do sol que deverá nascer para restaurar a natureza.

Em Candlemas, temos o crescimento da luz, a manifestação de todo o vigor do deus nascido em Yule. É festejado o crescimento da criança da promessa e os dias se tornam visivelmente mais longos, com isso renova-se a esperança.

Em Ostara, encontramos o equilíbrio, noite e dia, luz e sombra, deusa e deus. A luz se eleva, e o deus quebra as correntes do inverno. A deusa é novamente a virgem e o deus  crescido e vigoroso, o amor sagrado da deusa e do deus nos trazem a promessa do crescimento e da fertilidade.

Em Beltane, a deusa se transforma em um lindo cevo branco, o deus por sua vez em um caçador alado. Na floresta, durante a perseguição, o cervo branco se transforma em uma linda mulher, e assim eles se unem e sua paixão sustenta o mundo.

Em Litha, a deusa é a rainha do verão, e o deus um homem de extrema força e virilidade. Aos poucos o Sol começa a minguar, é neste momento que o deus parte rumo ao País de Verão. A deusa é pura satisfação, nos demonstra isso através de lindas folhas verdes e belas flores coloridas de verão.

Em Lammas, a deusa da a luz e o deus novamente morre pela deusa. A deusa precisa de sua energia, de sua vida para que a vida tenha como prosseguir, ou seja, o deus se sacrifica para que a humanidade seja nutrida. Ele renasce através do grão.

Em Mabon, novamente se reequilibram luz e trevas, porém desta vez o sol estará a minguar, cada vez mais depressa, o deus torna-se então ancião o senhor das sombras.
Neste ponto chegará novamente Samhain, iniciando-se novamente mais um ciclo pelo roda do ano, assim permanecendo em um eterno movimento cíclico.

Podemos observar que se trata de uma clara referencia às estações do ano e seus ciclos, que foram adornados com lendas e folclore dos povos antigos. Mas que não deixa de nos mostrar o quanto a bruxaria está relacionada aos ciclos da natureza.

Nos próximos artigos pretendo descrever como cada uma destas fases do ano costuma ser cultuada, como também mostrar outros aspectos da bruxaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.