Coloque seu email:

Delivered by FeedBurner

Widget by Horta_web

sábado, 8 de janeiro de 2011

Bruxaria – Instrumentos Mágicos


Este é um tema que já me perguntaram bastante tanto por MSN como por email, então decidi fazer este artigo para colocar algumas considerações sobre os mesmos. Mas antes de iniciar as explicações de suas finalidades é importante ressaltar que particularmente não vejo grande necessidade dos mesmos, e que eles servem mais para direcionar a mente do magista, o fazendo manter o foco no que está sendo feito.

Acerca dos instrumentos existe toda uma série de associações simbólicas, que para um observador mais atento pode trazer alguns insights de como tudo realmente funciona.

O Altar
É usual uma bruxa ter seu altar, que costuma ficar voltado para o norte, ele é a representação de sua ligação com os deuses, e nele devem constar os objetos que utiliza para seus trabalhos mágicos, que podem variar de acordo com a tradição a que esta bruxa possa pertencer, mas normalmente ao menos algo que represente os princípios femininos e masculinos, os quatro elementos e suas divindades de devoção costumam figurar neste tipo de altar.

Pentáculo
Um prato de metal ou madeira (também pode ser de outros materiais) com um pentagrama envolto por um círculo. Na bruxaria este instrumento possui vários usos, dentre eles o de consagrar objetos que serão utilizados em rituais. É associado ao elemento Terra, e também representa a ligação do bruxo com os deuses.

Sino
Muitas tradições mágicas fazem uso do sino para demarcar passagens dentro de seus rituais, tanto para demarcar seu início, pontos importantes, término. Os sinos também são muito utilizados em tradições tibetanas pelos monges, com esta mesma finalidade.

Punhal (Athame)
É uma faca para uso ritualístico, normalmente com cabo negro e lâmina de fio duplo, muitas vezes com alguns símbolos gravados em sua lâmina e/ou cabo. É associado ao elemento ar.

Vareta ou bastão
Representa o elemento fogo, possui diversos usos rituais, dentre eles o mais conhecido e utilizado é o de direcionar energias. Costuma ser confeccionado pelo próprio bruxo. Elas podem ser feitas de várias árvores, onde cada uma das árvores possui atribuições específicas.

Cálice
Este é um elemento que não pode faltar em um altar tipicamente pagão, pois os cultos pagãos são cultos ao feminino, e é exatamente isto o que o cálice representa no altar. Representa o elemento água.

Existem muitos outros elementos que podem figurar em um altar pagão, entretanto particularmente aconselho a que se utilize o mínimo de elementos possível, lembre-se de que sua mente é que fará todo o trabalho e não os objetos, se qualquer dos seus objetos possui algum “poder”, só o possui porque sua mente o conferiu ao objeto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.